Categorias de Notebooks: aprenda como escolher a melhor opção

Se você procura um notebook, o primeiro passo a ser definido é para qual tipo de tarefa a máquina será destinada? Esse é um procedimento importante porque a partir desse ponto é possível definir qual o hardware e recursos necessários na escolha do modelo.

Ao analisar o tipo de tarefa que será realizado no notebook é possível evitar comprar uma máquina que deixa a desejar, como também investir em um modelo com custo muito mais alto do que o necessário.

No primeiro caso, podemos considerar que uma máquina incapaz de executar suas tarefas seria um grande problema que acarretaria muita dor de cabeça. Imagine, por exemplo, que você precisa de uma máquina para trabalhar com edição de vídeo, mas ao abrir o seu editor de vídeo e começar a adicionar os efeitos e transições a máquina continuamente começasse fechar o programa ou simplesmente travá-lo?

No segundo caso, podemos considerar um estudante de direito que precisa basicamente de um notebook para edição de textos, ele pode gastar muito mais do que precisa investindo em um computador com desempenho alto, onde muito provavelmente ele nunca irá usar todo o potencial da máquina.

Por isso é necessário saber para qual tipo de tarefa você pretende usar.

Normalmente, os notebook são divididos em 3 categorias, onde os principais critérios para avaliar cada modelo seria o desempenho e preço. Ao listamos essas categorias, temos: básico, intermediário e avançado.

A seguir, você confere uma descrição mais detalhada de cada uma delas.

Uso básico

Destinado para uso moderado. Seu uso limita-se a tarefas de baixo processamento. Modelos dessa categoria normalmente tem hardware bastante limitado devido o seu baixo custo.

  • Editar texto e planilhas;
  • Assistir filmes e ouvir música;
  • Acessar internet.

Mediano

Nessa categoria, você já pode exigir um pouco mais do poder de processamento, podendo executar tarefas mais pesadas e rodar softwares robustos.

  • Edita imagens e vídeos curtos;
  • Multitarefas básicas;
  • Jogos leves.

Avançado

Nessa categoria, o computador carrega um hardware potente, suficiente para conta de rodar softwares e games pesados .

  • Edita vídeos de alta qualidade e fotos;
  • Modelagem 3D;
  • Softwares gráficos pesados;
  • muitos programas simultâneos;
  • Games.

Conclusão

O propósito de saber qual a categoria do modelo que você pretende é visar o melhor custo x benefício e experiência do usuário. O mercado brasileiro está recheado de modelos com as mais variadas configurações e preços. As marcas trabalham incessantemente para vender seus produtos e não há nada de errado nisso, no entanto, consumidores desavisados, podem ser induzidos a comprar um notebook que, não esteja de acordo com o seu perfil. Conhecer seu perfil de usuário é uma das melhores formas de encontrar o notebook com o melhor custo x benefício.

Queremos saber sua opinião

Deixe uma Comentário

Qual Melhor Notebook
Logo