Dicas na hora de escolher um notebook

Escolher um novo notebook, para muitos, pode ser uma tarefa trabalhosa e cheias de indecisão. Devido a grande quantidade de modelos, escolher um que atenda suas necessidades e que caiba no bolso pode se tornar uma tarefa difícil. Mas para lhe ajudar nessa difícil decisão, disponibilizarei aqui algumas dicas valiosas na hora de escolher um novo notebook.

Escolher um novo notebook, para muitos pode representar uma tarefa bastante desafiadora. Nas palavras do personagem do seriado Big Bang Theory, Sheldon Cooper:

Escolher um novo laptop é um ritual incrivelmente pessoal. Você tira semanas de pensamentos agonizantes, pesquisas tediosas e noites sem dormir cheias de indecisão.

Sheldon Cooper após ganhar um notebook da Amy

Mas levando em consideração algumas das dicas aqui esplanadas, depois de definir as configurações perfeitas para seu uso, o único desafio será encontrar uma boa oferta para comprar o aparelho.

Defina qual a sua prioridade

O primeiro ponto a destacar é definir qual a finalidade para qual você deseja usar o aparelho: estudos, jogos, trabalho, entretenimento etc. Esse ponto é necessário porque é aqui que você já consegue listar o que é indispensável na máquina.

Vamos tomar como exemplo alguém que pretende usar somente para estudos. Não haveria necessidade de priorizar uma máquina com um processador muito potente ou com muita memória RAM, (a menos que seja um estudante de designer 3D), poderíamos priorizar a portabilidade e duração da bateria.

Não haveria a necessidade de desembolsar um valor a mais para pagar por um processador mais potente sendo que provavelmente o estudante não iria usar todo o potencial do notebook. Já para entusiastas de jogos, a prioridade é o alto desempenho, do contrário, sua experiência na jogabilidade seria péssima.

Desempenho

Após definir quais as suas prioridades, começaremos definir quais as especificações de hardware responsável pelo desempenho. Basicamente, o que deve ser levando em conta nesse ponto é a escolha do processador, memória RAM e HD, em alguns casos, a placa de vídeo.

Processador

O processador é o cérebro do notebook. Ele é um dos principais componentes responsável pelo desempenho.

Como a nossa proposta não é uma análise aprofundada de cada componente, tome nota apenas de que é ele o responsável por executar todas as instruções armazenadas na memória RAM.

As fabricantes de processadores mais populares do mundo é a AMD e a Intel, sendo que a Intel é de longe a mais presente nos modelos nacionais. Portanto, vamos trabalhar seguindo a linha de processadores Intel.

Família de processadores Intel

De forma bem resumida, os processadores Intel são divididos em várias linhas que variam desde os modelos mais básicos até os mais potentes. A sequência ordenada do mais fraco até o mais potente segue a seguinte linha:

desempenho processadore intel

Os processadores Intel seguem uma linha de desempenho. Na imagem ao lado é um grande resumo de como os processadores estão hierarquicamente organizados em desempenho.

O processadores da família Celeron, em regra, são os mais básicos e os da família i7 são os mais potentes.

No terceiro trimestre de 2017 a Intel lançou os processadores da família i9.

Obviamente que aqui só fazemos um breve resumo de como os processadores estão organizados a nível de desempenho, no entanto, existem muitas variáveis a serem considerados, mas em regra, os modelos dos processadores Intel estão organizados dessa forma.

Considerações sobre Celeron e Pentium

Embora os da família Celeron e Pentium estão incluídos na imagem, particularmente, não acho uma boa ideia adquiri nenhum notebook com essa linha de processadores, a menos que o sistema operacional escolhido seja Linux, do contrário, certamente você teria problemas com lentidão. A outra forma de solucionar esse problema, seja compensar a máquina com mais memória RAM (adiante, falarei sobre o assunto)

Agora você deve está se perguntando: por que evitar processadores Celeron e Pentium? A resposta para essa pergunta é simples: desde seu lançamento, a evolução dos sistemas operacionais foram enormes, de maneira que versões do Windows se tornaram mais robustas e exigem mais desempenho do processador e memória RAM.

Então, a menos que você escolha um notebook com esses processadores, a solução para não ter que lidar com lentidão é fazer upgrades com mais RAM, no entanto, acredito que a melhor solução é investir um pouco mais e adquiri no aparelho com processadores i3 em diante.

Memória

No computador existem, basicamente, dois tipos de memória, a memória volátil e a não volátil. A não volátil é a de longa duração, resumindo, é o disco rígido ou HD da sua máquina. É onde ficam armazenados seus arquivos, como fotos, vídeos, documentos, etc. Vamos abordar sobre esse assunto no próximo tópico.

Aqui vamos aborda especificamente sobre a memória volátil, ou seja, a tão conhecida memória RAM (Random Acess Memory). É nela que serão armazenado os dados que o processador irá usar para executar as tarefas. Ela é um dos principais componentes que irão garantir um bom desempenho do laptop.

O funcionamento da memória RAM se dar da seguinte forma: logo que o notebook é ligado, o processador irá solicitar ao Disco Rígido todos os arquivos necessários para o funcionamento da máquina, os arquivos serão enviados para a memória RAM, que por sua vez irá trabalhar em conjunto com o processador, trocando informações como arquivos e instruções a serem executadas.

A memória RAM e o desempenho

A memória RAM está muito associada ao desempenho do computador, isso porque é ela que irá gerenciar todas as instruções lógicas e arquivos que o processador irá usar. Quando a memória RAM instalada no computador não é suficiente para guardas esses dados, há travamentos e perda de performance, sendo assim, podemos dizer que quanto mais memória RAM, melhor fluidez o seu sistema terá.

Quanto de memória RAM seu notebook precisa?

Assim como na escolha do processador é necessário levar em consideração a finalidade do usuário final, com as memórias é o mesmo. No entanto, o mínimo que recomendo é 4 GB para a maioria dos usuários. Os 4 gigabytes de RAM é o mínimo suficiente para rodar o sistema operacional e dar conta de rodar os aplicativos leves mais populares (navegador, pacote office, app de streaming) entre a maior parte dos usuários.

Já para quem usa aplicativos mais pesados como editores de imagens, vídeos e alguns games leves, 8 gigas é suficiente para dar conta do recado. Confira alguns modelos com 8 GB de memória RAM.

Para entusiastas, gamers e profissionais que trabalham com edição de vídeo de alta qualidade, edição em 3D, 16 GB ou mais é o recomendado.

Vale ressaltar que quanto mais memória RAM instalada na máquina melhor, mas como o propósito aqui é fazer com que você escolha um notebook com melhor custo x benefício, sem custos extras, estou apontando o que seria ideal sem gastar muito.

Armazenamento

O armazenamento é um dos componentes mais fácil de entender e decidir qual é a melhor opção para você.

O armazenamento nos notebooks figuram entre os dois tipos de soluções: O HDD e o SSD. O HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) é o armazenamento tradicional no seu funcionamento mais básico.

O HD (disco rígido) é a memória não-volátil, ou seja, os dados contidos nele não são perdidos após o desligamento da máquina, diferentemente da memória RAM.

Durante muitos anos, o HD tradicional figurou por ser um dos únicos meios de armazenar os dados, no entanto, nos últimos anos têm surgido novas tecnologias que têm substituído-os, são os SSDs (solid-state drive). Diferente do HD tradicional que possui um disco em sua estrutura, o SSD possui células de memória “flash”.

diferença entre ssd e hd aberto
Diferenças entre um HD e um SSD

Como o propósito não é fazer uma abordagem detalhada sobre as diferenças vigentes nos dois tipos de armazenamento, vou focar somente o fator desempenho x custo x benefício de cada um para que assim você possa decidir qual usar.

HDD vs SSD

1 Comentário
  1. Hi, this is a comment.
    To get started with moderating, editing, and deleting comments, please visit the Comments screen in the dashboard.
    Commenter avatars come from Gravatar.

Deixe uma Comentário

Qual Melhor Notebook
Logo